Home Curiosidades 30 curiosidades fascinantes sobre a Sibéria

30 curiosidades fascinantes sobre a Sibéria

by Educação em Movimento
0 comment

Que tal conhecer alguns fatos sobre a Sibéria? Com mais de 10 milhões de quilômetros quadrados, o território da Sibéria é duas vezes maior que a Europa Ocidental e ainda maior que o Canadá, que é o segundo maior país do mundo.

Continua após a publicidade

Sua densidade populacional é de cerca de 2 pessoas por mil quilômetros quadrados. Subjacente a tudo isso, a Sibéria é uma terra de montanhas com mais de 10 cadeias de montanhas, cada uma delas de 300 a 1800 quilômetros de extensão. Aliás, o comprimento total das cadeias de montanhas é de mais de 8.000 quilômetros.

A Sibéria é rica devido ao seu ouro, platina, prata, diamantes e muitos outros metais e pedras preciosas. Mas a verdadeira riqueza da Sibéria é a neve. As massas de ar do Ártico trazem nevascas precoces e pesadas, o que garante o esqui perfeito já em novembro.

Continue lendo para curiosidades incríveis sobre a Sibéria, o território das montanhas incrivelmente belo e convidativo.

Continua após a publicidade

30 curiosidades incríveis e fascinantes sobre a Sibéria


1. A Sibéria é o território da Federação Russa que se estende desde os Montes Urais até o Oceano Pacífico.

Continua após a publicidade

2. A Sibéria tem uma superfície de aproximadamente 13 milhões de km². Abrange 77% da Rússia e aproximadamente 30 milhões de pessoas vivem nesta terra.

3. Na Sibéria; os russos, ucranianos, finlandeses e turcos yakut são os principais grupos étnicos que compõem a população.

Continua após a publicidade

4. Cerca de 25% das florestas do mundo estão localizadas na Sibéria, uma área maior que os EUA. Essas florestas fazem da Rússia o maior centro de produção de oxigênio do mundo.

5. O Planalto da Sibéria Ocidental na Sibéria é o maior planalto do mundo com uma área de 2,5 milhões de km².

6. Em 2008, um osso do dedo de uma menina foi encontrado em uma caverna na Sibéria. Com efeito, a análise revelou que a menina viveu 80.000 anos atrás.

7. O interessante é que ela é diferente dos “neandertais” e dos humanos modernos na análise de DNA. Ela era uma “denisovana”.

Continua após a publicidade

8. O Lago Baikal, o lago mais profundo do mundo, fica na Sibéria. É até chamado de “Olho Azul Siberiano”.

9. Além disso, o Baikal é um dos dois lagos do mundo onde vivem as focas de água doce. O lago criou um ecossistema único. Existem espécies de peixes específicas apenas para este lago. A Rússia projetou um submarino de pesquisa especial para o lago. Aproximadamente 20% da água doce do mundo é encontrada no Lago Baikal.

10. Ob, Lena, Amur e Yenisei na Sibéria estão na lista dos 10 rios mais longos do mundo.

Mais curiosidades sobre a Sibéria

30 curiosidades incríveis e fascinantes sobre a Sibéria

Continua após a publicidade

11. Yakutsk, a capital da República autônoma de Sakha, na Rússia, é a cidade mais fria do mundo, com uma média de -55 graus.

12. A 450 km dos polos, a cidade também pode ser chamada de “museu do gelo a céu aberto”. A cidade está localizada no permafrost, na zona do “solo congelado”.

13. O solo congelado é rico em fósseis, pois esconde o frio. Isso significa que também preserva gás metano inimaginavelmente grande. Em suma, a cidade de Yakutsk e seu povo vivem de uma bomba capaz de destruir um terço da humanidade.

14. Como resultado do aquecimento global, o solo é menos durável do que antes. O metano que entra na atmosfera é 21 vezes mais forte que o dióxido de carbono e acelera o aquecimento global. Existem árvores na Sibéria que crescem tortas devido ao derretimento do pergelissolo.

Continua após a publicidade

15. Em 2007, a neve laranja caiu na Sibéria. Testes na neve revelaram que ela foi causada por tempestades de areia no Cazaquistão. Descobriu-se que a neve contém numerosas partículas de poeira de areia e argila e alto teor de ferro.

16. Se você quiser cavar um buraco em solo congelado na Sibéria, terá que fazer muito trabalho. Primeiro o carvão é queimado, depois de algumas horas o fogo é afastado e o solo derretido e amolecido pode ser cavado de 10 a 15 cm.

17. Leva 3 dias para cavar uma cova de 2 metros em Yakutsk.

18. A cidade de Yakutsk foi fundada em 1632 às margens do rio Lena. O rio está congelado, exceto por alguns meses do ano. Você pode andar sobre ele e até mesmo dirigir um carro.

Continua após a publicidade

19. Yakutsk é um lugar especial no mundo em termos de recursos subterrâneos e clima.

Últimas curiosidades sobre a Sibéria


30 curiosidades incríveis e fascinantes sobre a Sibéria

20. Segundo a lenda, enquanto o Deus da Criação viajava para espalhar recursos naturais para o mundo, quando ele veio para Yakutsk, suas mãos estavam congeladas devido ao frio e ele deixou cair todos os elementos em sua mão.

21. Existem enormes minas de diamantes na Sibéria. Helicópteros são proibidos de voar para evitar o perigo de queda devido às correntes de ar sobre esses enormes buracos.

Continua após a publicidade

22. Em 2007, cientistas russos encontraram frutas de 32.000 anos a 38 metros abaixo do solo na Sibéria. Esta planta ainda estava viva e quando plantada tornou-se plantas que produziram sementes saudáveis.

23. A República Sakha Yakut é famosa por sua natureza intocada. Mais de 90% da região permanece inexplorada Yakutia representa 30% da natureza intocada do mundo e mais de 10% da vida selvagem do mundo.

25. Lena Pillars Nature Park é um local maravilhoso localizado ao longo do rio Lena, na Sibéria.

Continua após a publicidade

26. Klyuchevskaya Sopka é considerado o ponto mais alto da Sibéria. Tem a altura de 15.253 pés ou 4.649 metros. Este vulcão ativo está situado na Península de Kamchatka.

27. Ukok Plateau é considerado como a famosa pastagem na Sibéria. Está incluído no Patrimônio Mundial da UNESCO.

28. A Sibéria também abriga vários rios que incluem o rio Anabar, o rio Kolyma, o rio Stony Tunguska, o rio Popigay e o rio Yenisei.

29. O esporte nacional da Rússia é Bandy. Este esporte é muito popular nas regiões da Sibéria. Na verdade, a Sibéria também tem vários times profissionais de basquete e futebol.

Continua após a publicidade

30. Por fim, uma das raças de cães mais populares do mundo é o husky siberiano. Eles vem da raça de cachorros que são criados pelos nativos do norte da Rússia.

Então, se gostou desse artigo, leia também: 15 templos mais antigos e fascinantes do mundo

You may also like