Home Curiosidades 35 curiosidades sobre a Ucrânia

35 curiosidades sobre a Ucrânia

by Educação em Movimento
0 comment

1. Em primeiro lugar, as civilizações ucranianas datam de 4800 a.C. Desse modo, a Ucrânia está localizada em uma área onde prosperaram as civilizações Trypillian e Scythian.

Continua após a publicidade

2. Milhares de judeus receberam proteção de líderes religiosos ucranianos durante a Segunda Guerra Mundial. Um dos líderes, Andrey Sheptytsky recebeu homenagem em 2013 pela Liga Antidifamação por seu papel humanitário. Aliás, os judeus encontraram refúgio em mosteiros e lares ucranianos.

3. A Ucrânia abriga vários sítios arqueológicos que anteriormente eram assentamentos neandertais. Os assentamentos apresentam uma habitação de ossos de mamute e são vistos como um possível local para a domesticação de cavalos. Além disso, os sítios de Molodova datam de 43.000-45.000 a.C.

4. A primeira constituição do mundo foi feita e introduzida em 1710 pelo ucraniano Hetman Pylyp Orlyk. O documento visava introduzir a separação de poderes. Além disso, ele delineou as responsabilidades e direitos dos cidadãos e do governo.

Continua após a publicidade

5. A Rússia e a Áustria mostraram muito pouco interesse pela Ucrânia no século XIX. O país era predominantemente rural. Contudo, a situação mudou à medida que a modernização e a urbanização ucranianas se expandiram.

Outras curiosidades sobre a história da Ucrânia

6. Catarina, a Grande, e alguns de seus sucessores defenderam o aumento da imigração alemã na Ucrânia após a Guerra Russo-Turca no final dos anos 1700. O objetivo principal era diluir a demografia do país, que se caracterizava por uma população turca dominante.

Continua após a publicidade

7. Stalin, Churchill e Roosevelt se encontraram na Conferência de Yalta em 1945, que foi organizada pela Ucrânia. A reunião teve como objetivo traçar o caminho a seguir em relação à organização da Europa do pós-guerra. O local, Livadia Palace é agora um museu.

8. Em 1986, a Ucrânia testemunhou o pior desastre de usina nuclear do mundo. A tragédia ocorreu na fábrica de Chernobyl, localizada no norte do país. Desde então, a área foi declarada zona de exclusão. Com efeito, o desastre e a declaração levaram ao surgimento de várias cidades fantasmas. A área atrai multidões de turistas, apesar dos altos níveis de radiação.

Continua após a publicidade

9. Kiev ostenta o status de Cidade Herói, que foi conferido pela União Soviética em homenagem à sua feroz resistência aos nazistas em 1941. Os alemães cercaram a cidade no que ficou conhecido como a Batalha de Kiev.

10. O país compartilha laços com a Europa Ocidental que remontam a 1.000 anos. Anna, filha do grão-príncipe Yaroslav, ajudou a pavimentar o caminho para o fortalecimento dos relacionamentos quando se tornou a rainha consorte da França em 1051.

Fatos sobre a cultura da Ucrânia

11. O nome da Ucrânia vem de uma palavra que significa “fronteira” .

12. Um dos pratos nacionais da Ucrânia é o salo, gordura de porco curada. Ademais, é tradicionalmente servido frio com alho, cebola e picles.

Continua após a publicidade

13. Os ucranianos usam seus anéis de casamento na mão direita e não na esquerda.

14. A pornografia é ilegal na Ucrânia, exceto para “fins médicos”.

15. A bebida nacional da Ucrânia é a horilka, uma bebida alcoólica que é frequentemente servida com pimenta. Aliás, seu nome significa “água ardente”.

16. Os soviéticos plantaram árvores ao longo dos trilhos para proteger os trens de olhares indiscretos.

Continua após a publicidade

17. Um trecho de ferrovia que passa por uma floresta verde entre as cidades ucranianas de Klevan e Orzhiv ganhou apelido de “O Túnel do Amor ” por causa de sua beleza quase mágica. A pista foi usada para transportar suprimentos secretamente durante a Guerra Fria.

18. A Ucrânia foi eleita como local para a Conferência de Yalta, o famoso encontro entre Churchill, Roosevelt e Stalin para discutir as fronteiras europeias após a Segunda Guerra Mundial.

19. Lviv, na Ucrânia, abriga 1.500 cafés, o maior per capita de qualquer cidade do mundo.

20. As línguas comuns faladas na Ucrânia incluem ucraniano, russo, romeno, polonês e húngaro.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre o povo ucraniano

21. De acordo com os contos folclóricos ucranianos, Kiev possui até três locais oficiais de encontro de bruxas. Eles compartilham o nome Lysa Hora (Bold Mountain).

22. A tecelagem com teares artesanais ainda é feita em algumas partes do país, incluindo Kiev e Krupove, que fica em Rivne Oblast.

23. O instrumento musical mais longo do mundo também é originário da Ucrânia. Aliás, a peça do tubo é apropriadamente chamada de Trembita.

24. Outra das curiosidades sobre a Ucrânia, é que “O Sole Mio” a música mundialmente famosa foi composta no país.

Continua após a publicidade

25. O romantismo ucraniano começou a se desenvolver na década de 1830. O poeta-pintor romântico Taras Shevchenko desempenhou um papel central nesse sentido. Ademias, ele é amplamente considerado como o pai do avivamento nacional.

26. Comemorado em 23 de junho, o Dia de Ivana Kupala é uma das celebrações tradicionais mais divertidas da Ucrânia. Assim, meninos e meninas dão as mãos em pares e saltam sobre uma fogueira em um ritual de purificação. Aliás, os moradores locais acreditam que quando um casal pula o fogo sem perder o controle um do outro, seu amor está destinado a durar a vida toda.

27. Vyshyvanka é o traje nacional ucraniano. Sua decoração é feita com bordados ornamentais tecidos à mão com detalhes florais. Tanto as mulheres quanto os homens usam o traje em várias ocasiões.

28. Kiev é amplamente considerada a capital espiritual do país. Portanto, os peregrinos viajam regularmente longas distâncias para visitar a igreja Sofia Kyivska e o Mosteiro de Cúpula Dourada de São Miguel.

Continua após a publicidade

29. A tradição popular do ovo de Páscoa originou-se na Ucrânia. Originalmente, os ovos eram modelados com cera e corante. Dessa forma, a cera acabou sendo removida deixando um padrão impressionante com cores vivas.

Curiosidades gerais sobre a Ucrânia

30. O maior avião já foi construído em Kiev, na Ucrânia. Em suma, o Antonov An-225 Mriya tem uma envergadura de 88,4 metros e pesa 640.000 kg. Foi feito durante a era soviética, e apenas um foi construído até hoje.

31. A invenção da primeira lâmpada a gás ocorreu em Lviv.

32. O país é o segundo maior da Europa depois da Rússia.

Continua após a publicidade

33. A Ucrânia abriga até sete sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO, incluindo as florestas primitivas de faias dos Cárpatos.

34. Possui um dos maiores exércitos da Europa.

35. Por fim, a Ucrânia foi o primeiro estado do mundo a desistir de seu arsenal nuclear. Suas últimas ogivas nucleares remanescentes da era soviética foram removidas e desmontadas em 1996.

Então, agora que você conferiu as principais curiosidades sobre a Ucrânia, leia também: Episódio de Os Simpsons previu conflito entre Rússia e Ucrânia, em 1998

Continua após a publicidade

You may also like