Home Curiosidades 7 dicas essenciais para encontrar qual o seu hobby

7 dicas essenciais para encontrar qual o seu hobby

by Educação em Movimento
0 comment

Hobbies são uma arma potente capaz de destruir o estresse de uma vida agitada. Desse modo, passatempos bons e criativos podem ter um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa e podem ajudar a melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Mas, como escolher um hobby?

Continua após a publicidade

Em suma, você pode começar fazendo qualquer coisa que você gosta no dia a dia para simplesmente encher sua vida de felicidade. Aliás, um hobby é algo pelo qual você não é pago, mas gosta de fazê-lo por diversão.

Com efeito, os hobbies podem ajudá-lo a ser mais criativo, ajuda você a explorar a si mesmo e seu interesse fora do trabalho. Veja como e por que escolher um hobby e alguns exemplos abaixo.

7 dicas de como escolher um hobby

1. Experimente coisas novas

Em primeiro lugar, não tenha medo de experimentar coisas novas. Comece a experimentar vivências que tragam felicidade para você e sua vida. Depois de tentar coisas diferentes, veja o que se adapta a você. Contudo, lembre-se que a maneira como você aborda coisas novas sempre resulta em um acerto ou um fracasso.

Continua após a publicidade

Ademais, leva tempo para encontrar um interesse que possa realmente ser chamado de seu hobby; então continue explorando coisas novas e em breve você poderá encontrar algo que se encaixe bem em você.

2. Relembre o que você gostava de fazer na infância

Toda pessoa sempre teve algum interesse que gostava de fazer quando criança. Mas com o devido respeito ao tempo, responsabilidades crescentes e carga de trabalho, esses hobbies e interesses desaparecem à medida que entramos na idade adulta.

Continua após a publicidade

Portanto, tente se lembrar do que você gostava de fazer quando criança, o que te fazia feliz e alegre. Recomece a fazer essas coisas e tente trazer de volta sua infância e ser livre e menos estressado também.

3. Transforme atividades corriqueiras em hobby

Tente transformar as coisas que você gosta de fazer em um hobby. Pode ser uma corrida, caminhada, uma leitura… O fato é que você já faz coisas que ama, só precisa mudar sua visão. Transforme o interesse que você está fazendo em um hobby e leve-o para o próximo nível.

Continua após a publicidade

4. Realize uma autoavaliação

Não é necessário que seu amigo ou as pessoas que o cercam tenham os mesmos interesses e hobbies que você. Não siga os interesses dos outros, em vez disso, tente encontrar os seus próprios.

Desse modo, faça uma avaliação completa de si mesmo, seus pontos fortes e fracos, personalidade, gostos e etc., pois eles são únicos e diferentes do resto. Então pare de seguir o que todos ao seu redor estão fazendo e comece a analisar a si mesmo para encontrar o hobby perfeito.

5. Escolha algo que o ajude a relaxar

Um hobby é uma atividade que o envolve tanto que você se esquece de todo o resto. Portanto, tente escolher algo que o ajude a esquecer seus problemas, pressão e carga de trabalho. Ou seja, opte por algo que vai deixar você e sua mente relaxados.

6. Organize seu horário

Comece a investir seu pouco de tempo em três ou quatro coisas que atraem seu interesse, até o momento em que você não conseguir descobrir um hobby específico. Então, tente investir cerca de 20 minutos ou mais para uma atividade que você ama até conseguir decidir qual será seu novo hobby.

Continua após a publicidade

7. Não desista na primeira tentativa

Encontre um hobby que se encaixe melhor em você e faça um plano para ele. Todavia, se você não tentar, você falha antes mesmo de começar. Não tema o fracasso e comece a trilhar o caminho que leva aos seus interesses e a uma vida melhor.

10 benefícios de ter um hobby

Agora que você viu como escolher um hobby, aqui está uma lista de benefícios que os hobbies oferecem:

1. Ajuda a eliminar o estresse

Participar de hobbies proporciona relaxamento tanto para a mente quanto para o corpo, libertando-o do estresse da vida diária. Hoje, crianças e adultos estão sob pressão constante; seja para se destacar, para atingir metas, para realizar expectativas e assim por diante. Portanto, em tal cenário, os hobbies oferecem a ‘fuga’ perfeita para se livrar desse peso.

2. Instiga a criatividade

A maioria dos hobbies explora o potencial criativo de uma pessoa. Mesmo um hobby tão simples quanto a coleção de selos exige criatividade na exibição da coleção. E, quando se trata de desenho, pintura, música e artes e ofícios, eles servem como saídas perfeitas para as mentes criativas.

Continua após a publicidade

3. Melhora as habilidades cognitivas

Os hobbies permitem que as pessoas concentrem melhor. Com efeito, elas desenvolvem suas habilidades de raciocínio, análise e resolução de problemas.

4. Garante o bem-estar físico

Hobbies que exigem que as pessoas passem o tempo ao ar livre as tornam fisicamente fortes e bem construídas. Em uma época em que eles estão fechados a maior parte do tempo em suas casas na frente de telas, passatempos como observação de pássaros, jardinagem, esportes ao ar livre, ciclismo e assim por diante, garantem que as pessoas sejam expostas à luz solar suficiente e ao ar fresco.

5. Desenvolve habilidades sociais

Atividades em que é preciso interagir com outras pessoas constroem suas habilidades sociais. Atividades de lazer, como viajar e acampar, fornecem espaço para adaptação e ajuste em grupos. Além disso, fazer parte de grupos de hobbies e interagir com pessoas que têm hobbies semelhantes melhora as habilidades dos indivíduos.

6. Contribui para a saúde mental

Um hobby criativo e produtivo aumenta a autoestima e a confiança das pessoas. Desse modo, a satisfação que elas obtêm ao perseguir sua paixão e a apreciação que recebem quando mostram seus talentos são imensuráveis. Tudo isso contribui para sua saúde emocional e as mantém felizes.

Continua após a publicidade

7. Ajuda a enfrentar os desafios

No decorrer de suas atividades você pode enfrentar alguns desafios. No entanto, os hobbies melhoram a disposição e fortalecem as pessoas para que possam superar esses desafios.

8. Auxilia na gestão do tempo

Ao dividir o seu tempo entre atividades regulares e hobbies, as pessoas conseguem gerir o seu tempo de forma eficaz. Como resultado, elas aprendem a dedicar tempo criteriosamente a várias atividades sem sacrificar uma pela outra.

9. Expande o conhecimento

Ao se envolver em hobbies, as vezes precisamos reunir muitas informações sobre eles, como por exemplo aprender a tocar instrumento. Nessa atividade, precisamos saber as notas, as melodias, saber como manuesar o instrumento e etc. Com efeito, essas informações adquiridas expandem o conhecimento seja de adultos ou crianças.

10. Afasta o tédio

Na vida adulta, o tédio pode levar à ociosidade e tornar o dia ainda mais estressante. Então, para se livrar da letargia, nada melhor que passar o tempo fazendo algo que gosta.

Continua após a publicidade

10 hobbies perfeitos para curtir no tempo livre

Depois de saber como escolher um hobby e quais os benefícios que essa atividade promove, veja alguns exemplos de hobbies que você pode optar:

1. Cozinhar

Cozinhar é um dos hobbies mais produtivos por aí, e algo que todos deveriam considerar experimentar. Além disso, cozinhar obriga você a estar no momento, concentrando-se inteiramente no produto e nos processos em mãos. Também força você a planejar com antecedência.

2. Caminhar

Caminhar é um daqueles hobbies de ‘fim de semana’ por excelência, para pessoas apaixonadas por longas caminhadas e experimentando a beleza da natureza.

Além disso, diversos estudos mostraram como a caminhada pode beneficiar nossos cérebros. Eles também podem ter um efeito benéfico sobre sua produtividade, pois a caminhada permite que você limpe sua mente de todas as preocupações e se concentre no presente, além de fornecer exercícios para melhorar a aptidão física e a resistência.

Continua após a publicidade

3. Pintar

A pintura pode não parecer um hobby particularmente produtivo, mas pode dar uma perspectiva maravilhosa à sua vida e pode ajudar a liberar seu lado criativo. Ademais, a pintura permite que você toque nos pensamentos, desejos e sentimentos que circulam em sua cabeça e pode ajudar a traduzi-los em algo físico.

4. Esculpir

Enquanto poucos de nós podem estar no padrão de escultores famosos como Michelangelo, a escultura, mesmo em suas formas mais básicas, pode ser um hobby e uma ferramenta produtiva.

A escultura em sua própria natureza cabe a você criar com os materiais que você tem e estar atento ao que você está criando, mesmo que dê muitos pequenos passos de cada vez.

5. Escrever

Um dos hobbies mais produtivos para se ter é escrever em seu tempo livre. Escrever é uma forma de autoexpressão incrivelmente poderosa e importante e pode ajudar a canalizar suas energias para algo pelo qual você se sente apaixonado e no qual você pode derramar seus pensamentos, sonhos e desejos.

Continua após a publicidade

6. Dançar

A dança não é considerada um hobby extremamente importante em termos de produtividade. No entanto, quando você examina o trabalho árduo e a dedicação que é inegável na arte da dança, começa a ficar mais claro em termos de mérito de produtividade.

7. Praticar yoga

Yoga é um dos hobbies mais produtivos que você pode encaixar em sua agenda, pois permite que você feche todos os pensamentos externos e se concentre inteiramente em sua prática corporal.

Você se concentra forte e obstinadamente em melhorar seu corpo e aptidão física, bem como o bem-estar emocional e espiritual, e estará bem preparado para o futuro.

8. Ler

A leitura é uma das atividades e passatempos mais populares do mundo, e com razão. Há muitos benefícios da leitura. Portanto, este também é um hobby extremamente produtivo, pois pode ser feito facilmente durante seu tempo de inatividade ou ‘tempo livre’ em que você não está fazendo nada.

Continua após a publicidade

9. Fazer jardinagem

Existe algo mais inerentemente relaxante, pelo menos em teoria, do que jardinagem? A jardinagem não é apenas um passatempo agradável e relaxante, é também uma maneira fantástica de aumentar sua produtividade.

Aliás, a jardinagem permite que você relaxe e descontraia, conservando suas energias para os dias frenéticos que você pode ter. Também ensina como gerenciar diferentes projetos (ou, neste caso, plantas) ao mesmo tempo.

10. Tricô

Por fim, o tricô é outro hobby que você pode escolher fazer no seu tempo livre. Contudo, geralmente ele é considerado algo que os idosos gostam de fazer, mas os tricoteiros existem em todas as idades.

Tricô é, além de um passatempo agradável e uma maneira de criar um presente perfeito para alguém que você ama, uma ferramenta fantástica para aumentar a produtividade.

Continua após a publicidade

Ele usa as mesmas habilidades de multitarefa e planejamento que um local de trabalho moderno utilizará e promete um produto final físico e tangível para seus empreendimentos.

Então, agora já sabe como escolher um hobby? Pois, confira também: 10 músicas mais relaxantes do mundo, segundo a Ciência

You may also like