Home Curiosidades Como escrever as letras gregas no teclado?

Como escrever as letras gregas no teclado?

by Educação em Movimento
0 comment

Você sabe como escrever letras gregas no teclado? Antes de aprender a fazer isso, veja um pouco sobre a língua grega. Em suma, o grego pertence ao ramo helênico da família das línguas indo-europeias.

Continua após a publicidade

Assim, é falado principalmente na Grécia e em Chipre, e também na Austrália, Albânia, Itália, Ucrânia, Turquia, Romênia e Hungria. Com efeito, a importância das letras gregas na nossa vida é enorme, e os gregos são responsáveis inclusive pela criação das vogais.

Todavia, visto que a Web foi inventada por cientistas na Suíça, pode parecer surpreendente à primeira vista que pouca atenção foi dada ao problema de exibir letras gregas e símbolos matemáticos em documentos HTML. Saiba mais a seguir.

Como escrever letras gregas no teclado?

Continua após a publicidade

O método inicial de exibição de caracteres gregos em documentos HTML envolvia o uso da fonte do símbolo disponível na maioria dos computadores.

Contudo, os navegadores mais recentes removeram a compatibilidade com versões anteriores com esse uso de fato da fonte do símbolo e, portanto, foi aplicada uma mudança para novos padrões.

Continua após a publicidade

O novo método envolve o uso de nomes de caracteres ou número de codificação. Eles são sempre precedidos pelo caractere “e” comercial (&) e seguidos por um ponto e vírgula (;).

A referência pelo que é conhecido como seu número de codificação Unicode assume a forma & # nnn ; ou & # nnnn ; onde nnn ou nnnn é um número decimal de três ou quatro dígitos, respectivamente.

Continua após a publicidade

Por exemplo: a letra grega alfa usando nomes de caracteres é & alpha;
A letra grega alfa usando o número de codificação é & # 945;

Quando surgiu o alfabeto grego?

Como escrever as letras gregas no teclado?

O grego foi escrito pela primeira vez em Micenas com uma escrita conhecida como Linear B, que foi usada entre cerca de 1500 e 1200 a.C. Essa variedade do grego é conhecida como micênica. Em Creta, outra escrita, conhecida como silabário cipriota, foi usada para escrever a variedade local do grego entre cerca de 1200 e 300 a.C.

O alfabeto grego está em uso contínuo desde cerca de 750 a.C. Aliás, foi desenvolvido a partir do alfabeto cananeu ou fenício e a ordem e os nomes das letras são derivados do fenício.

Continua após a publicidade

Desse modo, significados cananeus originais dos nomes das letras foram perdidos quando o alfabeto foi adaptado para o grego. Por exemplo, alfa vem para o cananeu aleph (boi) e beta de beth (casa).

No início, havia várias versões diferentes do alfabeto usadas em várias cidades gregas. Esses alfabetos locais, conhecidos como epicóricos, podem ser divididos em três grupos: verde, azul e vermelho.

O grupo azul evoluiu para o alfabeto grego moderno, enquanto o grupo vermelho evoluiu para o alfabeto etrusco, outros alfabetos da Itália antiga e, eventualmente, o alfabeto latino .

Hoje, o alfabeto grego é usado apenas para escrever grego; no entanto, em várias épocas no passado, ele foi usado para escrever línguas como lídio, frígio, trácio, gaulês, hebraico, árabe, ossético antigo, albanês, turco, aromeno, gagauz, Surguch e Urum.

Continua após a publicidade

Códigos HTML para usar letras gregas


Como escrever as letras gregas no teclado?

Veja como você pode escrever letras gregas no teclado a seguir:

Α Α Α Alpha
Β Β Β Beta
Γ Γ Γ Gamma
Δ Δ Δ Delta
Ε Ε Ε Epsilon
Ζ Ζ Ζ Zeta
Η Η Η Eta
Θ Θ Θ Theta
Ι Ι Ι Iota
Κ Κ Κ Kappa
Λ Λ Λ Lambda
Μ Μ Μ Mu
Ν Ν Ν Nu
Ξ Ξ Ξ Xi
Ο Ο Ο Omicron
Π Π Π Pi
Ρ Ρ Ρ Rho
Σ Σ Σ Sigma
Τ Τ Τ Tau
Υ Υ Υ Upsilon
Φ Φ Φ Phi
Χ Χ Χ Chi
Ψ Ψ Ψ Psi
Ω Ω Ω Omega
α α α alpha
β β β beta
γ γ γ gamma
δ δ δ delta
ε ε ε epsilon
ζ ζ ζ zeta
η η η eta
θ θ θ theta
ι ι ι iota
κ κ κ kappa
λ λ λ lambda
μ μ μ mu
ν ν ν nu
ξ ξ ξ xi
ο ο ο omicron
π π π pi
ρ ρ ρ rho
ς ς ς sigmaf
σ σ σ sigma
τ τ τ tau
υ υ υ upsilon
φ φ φ phi
χ χ χ chi
ψ ψ ψ psi
ω ω ω omega
ϑ ϑ ϑ theta symbol
ϒ ϒ ϒ upsilon symbol
ϖ ϖ ϖ pi symbol

Como usar atalhos do teclado Alt para inserir símbolos gregos?

Por fim, você pode pressionar a tecla Alt em combinação com números no teclado numérico para inserir símbolos gregos. Pressione e segure Alt e insira as sequências numéricas no teclado numérico para inserir o seguinte:

α (Alfa) – Alt + 224
ß (Beta) – Alt + 225
Γ (Gama) – Alt + 226
Δ (Delta) – Alt + 916
ε (Epsilon) – Alt + 238
Θ (Teta) – Alt + 233
π ( Pi) – Alt + 227
µ (Mu) – Alt + 230
Σ (Sigma maiúsculo) – Alt + 228
σ (Sigma minúsculo) – Alt + 229
τ (Tau) – Alt + 231
Φ (Phi maiúsculo) – Alt + 232
φ (Phi minúsculo) – Alt + 237
Ω (Omega) – Alt + 234

Continua após a publicidade

Se essas sequências não funcionarem, pressione a tecla NumLock no teclado numérico. Todavia, se você não tiver um teclado numérico, poderá pressionar a tecla Fn e acessar os números na parte superior do teclado.

Então, gostou de saber mais sobre as letras gregas no teclado? Pois, leia, também: O que é deep web, como acessar e quais perigos existem por lá?

You may also like