Home Curiosidades Quais eram os três segredos de Fátima?

Quais eram os três segredos de Fátima?

by Educação em Movimento
0 comment

Em maio de 1917, uma aparição da Virgem Maria, agora mais conhecida como “Nossa Senhora de Fátima”, apareceu em Portugal diante de Lúcia Santos e seus primos, Jacinta e Francisco Marto. Todas as três crianças afirmam que presenciaram aparição mariana seis vezes nos cinco meses seguintes.

Continua após a publicidade

Em julho de 1917, as crianças receberam três segredos da aparição, dois dos quais Lúcia revelou em 1941 na publicação de um livro sobre Jacinta, a pedido do bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva. Aliás, na época, Lúcia tinha 10 anos, Francisco, 9, e Jacinta, 7.

Esses três segredos estão focados na conversão dos pecadores, na renovação da fé católica e no apelo à paz no mundo. Mas, afinal quais eram os três segredos de Fátima?

Em suma, os três segredos supostamente compartilham uma visão do Inferno, a previsão do fim da Primeira Guerra Mundial (e a possibilidade da Segunda Guerra Mundial) e, finalmente, uma previsão da tentativa de assassinato do Papa João Paulo II.

Continua após a publicidade

Vamos explorar e conhecer cada um deles neste artigo.

Os três segredos de Fátima

1. Primeiro Segredo

O Primeiro Segredo foi dito às crianças durante a terceira aparição em 13 de julho de 1917. Além disso, elas testemunharam uma visão aterrorizante do Inferno, descrita pela primeira vez por Lúcia em seu terceiro livro de memórias em 1942.

Continua após a publicidade

Desse modo, Lúcia escreveu nas notas que a Virgem Maria lhes mostrou como era o inferno. Eles viram as almas sofredoras, em chamas ardentes, bem como experimentaram tudo indiretamente através deles.

Segundo as crianças, essa visão durou apenas alguns segundos, mas foi quase insuportável. “Esta visão durou apenas um instante. Como podemos ser gratos o suficiente à nossa bondosa Mãe celestial, que já nos preparou prometendo, na primeira aparição, nos levar para o céu? Caso contrário, acho que teríamos morrido de medo e terror”, escreveu Lucia nas memórias.

Continua após a publicidade

2. Segundo Segredo

O segundo segredo que Lúcia revelou o que a Virgem Maria lhes havia dito que a Primeira Guerra Mundial terminaria, mas uma Segunda Guerra Mundial ocorreria sob a era do Papa Pio XI.

Isso certamente aconteceria a menos que as pessoas parassem de ofender a Deus e a Rússia se convertesse. “Vim pedir a Consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos Primeiros Sábados.”

“Se meus pedidos forem atendidos, a Rússia se converterá e haverá paz; se não, ela espalhará seus erros pelo mundo, causando guerras e perseguições à Igreja”, disse a Virgem Maria às crianças, segundo Lúcia.

3. Terceiro Segredo

O Vaticano revelou o texto do terceiro segredo em 2000. Nas primeiras linhas do texto de Lúcia, “A terceira parte do segredo revelado na Cova da Iria-Fátima, em 13 de julho de 1917. Escrevo em obediência a você, meu Deus, que me mandas fazê-lo por Sua Excelência o Bispo de Leiria e por vossa Mãe Santíssima e minha”.

Continua após a publicidade

As crianças viram um bispo de branco morrer com balas e flechas disparadas contra ele. Algumas pessoas acreditavam que era o Papa João Paulo II, que era o bispo de branco quando uma tentativa de assassinato foi feita contra ele.

Todavia, outras acreditavam que ele não morreu naquele ataque. A visão é uma profecia de um evento futuro, eles disseram.

Depois de ler este texto, o Papa Bento XVI escreveu: “Uma leitura cuidadosa do texto do chamado terceiro ‘segredo’ de Fátima… provavelmente será decepcionante ou surpreendente depois de toda a especulação que suscitou. Nenhum grande mistério é revelado; nem o futuro é revelado.”

Última aparição de Nossa Senhora de Fátima às crianças

Na visita final, em 13 de outubro de 1917, dezenas de milhares de pessoas (estimadas entre 30.000 e 100.000) testemunharam ver o sol descer do céu parecendo um disco metálico girando repetidamente em sua descida.

Continua após a publicidade

O evento durou dez minutos, com as três crianças, Luica dos Santos, Jacinta Marto e Francisco Marto, que vinham sendo visitadas pela aparição nos meses anteriores, tendo visões de Jesus, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Monte Carmelo e São José.

Em 13 de outubro de 1930, a Igreja Católica Apostólica Romana declarou oficialmente o evento como um milagre. Em 1951, foi dito pelo Cardeal Tedeschini, o legado papal, que o Papa Pio XII também testemunhou o Milagre do Sol dos jardins do Vaticano.

O terceiro segredo realmente foi revelado?

Apesar da revelação pelo Vaticano , muitas pessoas afirmam que apenas parte do segredo foi revelado ou que um segredo completamente falsificado veio à luz.

Um argumento para isso está na recusa dos papas em revelar o segredo, embora a maioria dos católicos acreditasse que o segredo deveria vir à luz o mais tardar em 1960; não simplesmente sugerido por Lúcia como uma data apropriada.

Continua após a publicidade

Aliás, a não revelação do segredo causou muita controvérsia nos 40 anos subsequentes a partir de 1960, e assumiu-se que de alguma forma revelar o segredo seria ainda mais controverso ou teria algum efeito negativo.

Alguns especularam que o segredo poderia criticar o papa reinante (que seria, portanto, naturalmente tímido em revelá-lo), ou que poderia criticar fortemente a Rússia (algo que seria controverso durante a Guerra Fria ).

Em vez disso, o segredo revelado é sem dúvida muito menos controverso e específico do que qualquer um dos outros escritos dos videntes de Fátima.

Por fim, alguns argumentam que o texto acima divulgado pela Congregação para a Doutrina da do Vaticano não é todo o Terceiro Segredo de Fátima.

Continua após a publicidade

Poucos questionam que a caligrafia seja verdadeiramente a da Irmã Lúcia, mas há muitas inconsistências com o que se sabia de antemão sobre o Terceiro Segredo.

Então, achou esse post interessante? Pois, não deixe de ler: Quantas Nossas Senhoras existem? Representações da mãe de Jesus

You may also like