Home Curiosidades Qual a origem e o significado de casar de branco?

Qual a origem e o significado de casar de branco?

by Educação em Movimento
0 comment

Você sabia que há pouco mais de 176 anos o vermelho era a cor mais popular para vestidos de noiva? Isso se dava, provavelmente, por causa de todas as suas conotações românticas como por exemplo a de que ‘rosas são vermelhas’.

Continua após a publicidade

Desse modo, os vestidos brancos eram usados ​​ocasionalmente, mas suas associações com o luto o impediam de ser a opção tradicional de casamento.

Mesmo quando Maria Stuart, a rainha da Escócia e França, escolheu um vestido branco, ela foi amplamente criticada por ser inadequada, simplesmente por escolher um vestido branco. Quando seu marido morreu alguns anos depois, ela foi acusada de amaldiçoá-lo por usar roupas de luto no casamento.

Não foi até que a Rainha da Inglaterra, Vitoria decidiu romper com as tendências da época e usar um vestido branco que o estilo se tornou um pilar dessa tradição do casamento. Saiba mais sobre essa história abaixo.

Continua após a publicidade

Quem foi a primeira mulher a casar de branco?


O significado de pureza para o vestido de noiva branco começou como uma tradição há apenas 100 anos. Apesar de ser a cor de escolha da maioria das noivas, algumas também escolhem diferentes tons de branco como marfim, cru, casca de ovo e outros que são mais favoráveis ​​à figura feminina.

Continua após a publicidade

Mas, há uma história interessante sobre tradição do vestido de noiva branco. No século XVI, Mary Stuart, rainha da Escócia e França usou um vestido com detalhes em branco em homenagem a sua mãe. Portanto, ela foi a pioneira na adoção dessa cor de roupa para casar.

Posteriormente, no século XVII, Maria de Médici, Rainha da França, vestiu-se de branco para seu casamento com Francisco Delfim da França, não porque simbolizasse pureza, mas porque o branco é a cor do luto na França. Era uma forma de ela mostrar o que sentia pelo marido.

Continua após a publicidade

Em 1840, a rainha Vitória se casou com um vestido de noiva branco porque queria usar sua peça favorita de renda branca nele. Aliás, sua foto da época, ficou famosa e é um símbolo do que está na moda para casar-se.

A partir de então, todas as noivas queriam usar um vestido de noiva branco para imitar a exibição de riqueza da Rainha. Todavia, naquela época um vestido de noiva branco era impossível de manter limpo e, assim, só podia ser usado uma única vez, o que os tornava extremamente caros. Então, somente os muito ricos podiam se casar com um vestido de noiva branco.

Quando o vestido branco para casar se popularizou?


Qual a origem e o significado de casar de branco?

Na década de 1920, o vestido de noiva branco passou a ser visto como um símbolo de pureza e castidade. Posteriormente, durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, os tecidos elegantes eram ainda mais difíceis de encontrar, então vestidos de noiva brancos luxuosos foram substituídos por ternos simples em tons não brancos.

Continua após a publicidade

Aliás, alguns vestidos de noiva da época até eram feitos de paraquedas de seda adaptados. Depois da guerra, os vestidos de noiva brancos ficaram mais disponíveis, com looks longos inspirados em Audrey Hepburn considerados os mais fashion.

Assim, os vestidos longos logo estavam na moda, e assim que a princesa Diana caminhou pelo corredor em seu grande vestido de tafetá de seda marfim e renda em 1981, o lugar do vestido de noiva branco na história foi finalmente solidificado.

Por que as noivas não usam branco na cultura oriental?

Qual a origem e o significado de casar de branco?

Quando discutimos a história do vestido de noiva branco, estamos nos referindo principalmente às culturas ocidentais nas Américas e na Europa. Muitas culturas orientais consideram o branco uma tonalidade infeliz, então as noivas usam trajes em outras cores.

Continua após a publicidade

Na verdade, o vermelho é a cor mais popular para noivas na Índia, China, Paquistão e Vietnã, entre outros países. As noivas africanas também costumam usar cores brilhantes em seus looks para o dia do casamento.

Quais cores de vestido de casamento também estão na moda?

Embora a maioria das noivas ocidentais use branco, essas não são as únicas opções disponíveis atualmente. Nos últimos anos, diversos vestidos de noiva em tons de rosa, azul, dourado, cinza e até preto viraram opções ideais para noivas em busca de algo um pouco diferente.

Aliás, muitas celebridades, incluindo Sarah Jessica Parker, Reese Witherspoon e Jessica Biel, evitaram vestidos de noiva brancos para um visual mais exclusivo.

Continua após a publicidade

Por fim, o mais importante é encontrar um vestido de noiva que combine com sua personalidade e estilo, seja ele branco ou de outra cor.

20 fatos sobre as tradições de casamentos


1. A rainha Vitória deu início à tendência de casar de branco no mundo ocidental em 1840 – antes disso, as noivas simplesmente usavam seus melhores vestidos.

2. Os antigos gregos e romanos pensavam que o véu protegia a noiva dos espíritos malignos. As noivas usam véus desde então.

Continua após a publicidade

3. As noivas carregam ou usam “algo velho” no dia do casamento para simbolizar a continuidade com o passado.

4. A cor branca do vestido de noiva atualmente em um conjunto nupcial simboliza pureza, fidelidade e amor.

5. As alianças de noivado e de casamento são usadas no quarto dedo da mão esquerda porque se pensava que uma veia naquele dedo levava diretamente ao coração.

6. Os diamantes incrustados em ouro ou prata tornaram-se populares como anéis de noivado entre os venezianos ricos no final do século XV.

Continua após a publicidade

7. Na linguagem simbólica das joias, uma safira em uma aliança de casamento significa felicidade conjugal.

8. Diz-se que um anel de noivado de pérola dá azar porque sua forma lembra uma lágrima.

9. Um dos primeiros anéis de noivado da história foi dado à princesa Maria, filha de Henrique VIII. Ela tinha dois anos na época.

Outros fatos interessantes sobre casamentos

Qual a origem e o significado de casar de branco?

Continua após a publicidade

10. Segundo a tradição, o casamento está condenado se o noivo deixar cair o anel durante a cerimônia.

11. A tradição de um bolo de casamento vem da Roma antiga, onde os foliões partiam um pão na cabeça de uma noiva por causa da fertilidade.

12. O costume dos bolos em camadas surgiu de um jogo em que a noiva e o noivo tentavam beijar um bolo cada vez mais alto sem derrubá-lo.

13. O bolo de casamento da rainha Vitória pesava colossais 136 kg.

Continua após a publicidade

14. A lenda diz que as mulheres solteiras sonharão com seus futuros maridos se dormirem com uma fatia de bolo do noivo debaixo do travesseiro.

15. Uma antiga crença diz que se a mais nova das duas irmãs se casar primeiro, a irmã mais velha deve dançar descalça no casamento ou corre o risco de nunca conseguir um marido.

16. A deusa romana Juno governa o casamento, o lar e o parto, daí a popularidade dos casamentos em junho.

17. A noiva fica à esquerda do noivo durante uma cerimônia cristã, porque antigamente o noivo precisava de sua mão direita livre para lutar contra outros pretendentes.

Continua após a publicidade

18. A tradição católica de “publicar os proclamas” para anunciar um casamento surgiu como uma forma de garantir que os noivos não eram parentes.

19. As despedidas de solteiro foram realizadas pela primeira vez por antigos soldados espartanos, que se despediram de seus dias de solteiro com uma festa barulhenta.

20. A princesa Vitória estabeleceu a tradição de tocar o “Coro Nupcial” de Wagner durante a procissão de casamento em 1858.

Então, gostou desse artigo? Pois, leia também: Lucrécia Borgia: a história por trás da filha do papa durante o Renascimento

Continua após a publicidade

You may also like