Home Curiosidades Quem é John Galt e por que seu nome foi visto em outdoors no Brasil?

Quem é John Galt e por que seu nome foi visto em outdoors no Brasil?

by Educação em Movimento
0 comment

Não é nenhuma novidade que os livros inspiram filmes, músicas, fotografias e outras manifestações artísticas, e no viés social e comercial, com a publicidade não é diferente. Uma dessas mais recentes inspirações, ganhou as ruas de cidades no sul e sudeste do Brasil. Diversos outdoors foram vistos nas ruas de Porto Alegre (RS) e Vitória (ES). Em suma, eles abordavam apenas uma única frase: ‘Quem é John Galt?’

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar, vou começar contando pra vocês quem é John Galt e por que seu nome foi usado nesta campanha publicitária.

Quem é John Galt?


John Galt é um personagem do romance de Ayn Rand, Atlas Shrugged. Embora ele não seja identificado pelo nome até praticamente o final do romance, ele é o objeto de sua pergunta muitas vezes repetida “Quem é John Galt?” e da busca para descobrir a resposta.

Continua após a publicidade

Além disso, na parte posterior, fica claro que Galt esteve presente na trama do livro o tempo todo, desempenhando vários papéis importantes, embora não seja identificado pelo nome.

À medida que a trama se desenrola, Galt é reconhecido como filósofo e inventor; ele acredita no poder e na glória da mente humana e nos direitos dos indivíduos de usar suas mentes exclusivamente para si mesmos.

Continua após a publicidade

Ele serve como um contraponto altamente individualista à estrutura social e econômica coletivista retratada no romance, em que a sociedade é baseada em funcionários burocráticos opressores e uma cultura que abraça a mediocridade em nome do igualitarismo, que o romance postula ser o resultado final do coletivista.

Por que o nome deste personagem apareceu em outdoors no país?


Quem é John Galt e por que seu nome foi visto em outdoors no Brasil?

Continua após a publicidade

Tudo começou quando o grupo Ancapistão Brasil decidiu compartilhar ideias de liberdade econômica por meio de outdoors. O grupo se organizou voluntariamente para levar para as ruas mensagens que fazem os cidadãos questionarem o papel do Estado em suas vidas.

Além de “Quem é John Galt?”, nos outdoors podiam ser vistas frases como “Para que uma sociedade seja livre, seu governo deve ser controlado”; e “Quando você perceber que, para produzir, precisa pedir autorização para quem não produz nada, será tarde demais”, ditas por Ayn Rand; e “Não existe dinheiro público, existe dinheiro do pagador de impostos”, dita por Margaret Tatcher.

A ação teve o amparo do Instituto Liberdade, ONG oriunda do Instituto Liberal do Rio Grande do Sul, que tem por missão a promoção da cultura da liberdade no Sul do País.

O que a campanha quer dizer ao usar o questionamento de Galt?


Continua após a publicidade

Segundo Roberto Rachewsky, presidente do Instituto Liberdade, “a campanha apoia todos os indivíduos que criam e produzem valor na sociedade nesse momento dramático em que vivemos, estejam eles desempregados ou impedidos de trabalhar pelo governo.”

Galt é o personagem mais importante do romance e a força motriz por trás de sua ação. A greve que ele concebe, organiza e realiza é o evento central e definidor do livro. Mas sua identidade permanece um mistério até dois terços do romance, dando-lhe uma estatura mítica.

Em Galt, Ayn Rand se propôs a apresentar o homem em sua forma mais ideal. Ela o descreve como fisicamente bonito, profundamente brilhante e extremamente realizado.

Ele não apenas foi capaz de desenvolver um motor revolucionário, mas também criou uma filosofia da razão e se tornou um estadista capaz de liderar os homens mais talentosos do mundo.

Continua após a publicidade

Mais importante ainda, Galt é inabalavelmente racional e lida diretamente com os fatos objetivos que encontra. Nele, racionalidade e emoção estão totalmente integradas.

Embora governado pela razão, ele é capaz de expressar e experimentar suas emoções também. Assim como Rand usa Dagny para quebrar a dicotomia mente-corpo que separa o prazer físico do pensamento superior, ela emprega Galt para rejeitar a divisão entre razão e emoção.

Qual a mensagem por trás da campanha?

Quem é John Galt e por que seu nome foi visto em outdoors no Brasil?

Por fim, o grupo Ancapistão Brasil e o Instituto Liberdade quiseram homenagear a coragem e a luta daqueles que se recusam a parar o motor do mundo, principalmente durante a pandemia; (a campanha teve início em junho de 2020).

Continua após a publicidade

A iniciativa ainda prega a liberdade e prosperidade, baseadas no conceito de que o cidadão deve controlar a própria vida e não o Estado. Desse modo, os outdoors com a pergunta “Quem é John Galt?” fazem um convite a cada indivíduo a refletir sobre o seu papel na sociedade.

Então, achou esse conteúdo interessante? Pois, clica aqui para ler também: 20 fatos sobre a Ilha da Queimada Grande, maior lar de cobras do mundo

You may also like